Este ingrediente da família da cebola tem uma longa história na civilização e grande atenção tem se dado a ele ao longo dos tempos devido ao seu sabor. Por aqui, o alho negro ainda é pouco conhecido, porém, vem ganhando espaço nas cozinhas brasileiras que amam ousar nos temperos, sobretudo, de quem não abre mão do sabor, sem deixar a saúde e seus benefícios de lado.
Ele é feito por um processo de maturação, onde o alho comum é deixado em um forno durante pelo menos 20 dias, com alta umidade e com temperatura controlada. O resultado é um alho com coloração escura, sem aquela ardência característica, mais adocicado e com uma textura macia.
Assim, ele pode ser utilizado para finalizar diversas preparações, sem necessidade de adicionar em cozimento. Tem um sabor intenso, tornando os pratos mais ricos e saborosos, realçando outros componentes do prato. Combina muito bem com grelhados, massas, pizzas, peixes, saladas, e é possível fazer purês, pastas e molhos.
Mas o alho negro vai muito além do seu valor culinário, há muito já se sabe de suas propriedades medicinais e nutritivas. Suas propriedades curativas vão da prevenção de câncer à prevenção contra gripe e doenças infecciosas.
Sabemos que o alho negro é basicamente o alho comum fermentado, e o que isso muda nutricionalmente, visto que são basicamente o mesmo alho?
A alicina, um dos principais componentes ativos do alho, é atribuída por ter uma variedade de benefícios medicinais, no entanto, ela é instável sob alta temperatura e é perdida quando o alho é cozido ou seco.
Quando acontece o processo de maturação, onde convertemos o alho comum para alho negro, a alicina é convertida para S-Alil-Cisteína (SAC), um potente e estável antioxidante, possui o dobro de antioxidantes e é melhor absorvida pelo corpo que a alicina.
Segundo estudo feito na Universidade Soonchunhyang, S-Alil-Cisteína é um aminoácido modificado encontrado em extratos de alho envelhecido e conhecido por ter forte atividade antioxidante. Estudos indicam que o SAC fortalece o sistema imunológico, melhora a saúde cardiovascular, ajuda na regulação da pressão arterial, é um antioxidante natural, diminui o estresse oxidativo relacionado ao envelhecimento, entre outros.
A SAC contém 200 vezes propriedade anti-ácida do que a vitamina-e e de outros alimentos diários como soja, chá verde, brócolis e tomate, por exemplo, ou seja, muito mais sódio pode ser decomposto nos vasos sanguíneos, o que melhora a circulação sanguínea e normaliza a pressão arterial.
5 benefícios do alho negro
1. Bom para pele
O alho tem sido usado em tratamentos tópicos naturais para problemas de pele há anos. Os benefícios do alho negro para a pele incluem alívio dos sintomas de eczema, defesa contra infecções de pele, suporte para cicatrização de feridas, impulso na regeneração de tecidos, e outros.
2. Aumenta a imunidade
Ao reduzir a inflamação, os antioxidantes do alho negro ajudam a estimular o sistema imunológico . Os antioxidantes combatem os radicais livres e previnem o estresse oxidativo que leva danos às células.
3. Efeito emagrecedor
Uma pesquisa de 2017 mostra que o alho negro tem propriedades anti-obesidade .Este artigo também destacou evidências que apóiam os efeitos benéficos do alho negro na função e saúde do cérebro, no sistema nervoso e em doenças inflamatórias .
4. Melhora a circulação
O alho contém vários compostos de enxofre que podem ser benéficos para a manutenção de níveis saudáveis de pressão arterial e também podem ajudar na coagulação normal.
5. Anti-envelhecimento
De acordo com o artigo publicado pela revista PLOS ONE, o alho negro tem o efeito de inibir, através de suas propriedades antioxidantes, os danos envolvidos no envelhecimento e o desenvolvimento de várias doenças.
Como adquirir o alho negro
Nós da Alho Negro do Sítio, produzimos o alho negro desde 2006, na região de Guatapará, interior de São Paulo, e valorizamos o conceito “LOCAL FOOD” e “FARM TO TABLE”, ou seja, comprando pelo nosso site, você receberá o alho negro direto do produtor.
Dispomos o alho negro em bulbo ou com os dentes descascados para utilizar em diversas receitas. Não deixe de conhecer também a nossa linha artesanal para gastronomia: Molho de alho negro artesanal, pasta de alho negro, Azeite de alho negro, entre muitos outros.
Se você trabalha no setor de food service e está a procura de uma forma de inovar e encantar seus clientes, clique aqui e saiba como!