É isso mesmo que você leu, o alho negro harmoniza perfeitamente com as tradicionais sobremesas que conhecemos. Mas calma, antes de torcer o nariz, deixe-nos explicar por que utilizar o alho negro em suas receitas doces é uma ótima ideia, e convencê-lo(a) de que esta é uma combinação deliciosa para surpreender seus clientes, amigos e familiares.
Diferente do alho comum, o alho negro não apresenta a ardência e o cheiro característico do alho branco, pelo contrário, o alho negro é suave e adocicado, e apresenta o sabor de umami, o quinto sabor, graças ao processo de maturação, sem adição de aditivos químicos e conservantes.
O alho negro envelhecido e fermentado foi notado pela primeira vez em mercados asiáticos. A versão que encontramos hoje no Brasil, fermenta os bulbos em temperatura alta e umidade rigidamente controlada por cerca de 3 a 4 semanas, seguido de dias de secagem ao ar.
Os bulbos resultantes apresentam um alho com coloração escura e tenra, tão macia quanto uma tâmara, e traz um sabor concentrado, notavelmente doce e frutado. Tem uma textura mastigável semelhante ao melaço, facilitando a aplicação em doces e, claro, chocolates.
Ah, o chocolate! A paixão mundial, consumida por crianças, adultos e idosos, faz bem para a alma e nosso bem-estar, e a data 7 de julho existe para comemorar a existência desse produto que alegra a nossa vida e também traz benefícios à nossa saúde. Veja abaixo.
- Assim como o alho negro, o chocolate amargo contém muitos antioxidantes que ajudam o sistema cardiovascular, reduzindo a pressão arterial.
- O chocolate amargo tem mais cacau e menos açúcar do que outros chocolates, por isso é considerado mais saudável que o leite e o chocolate branco.
- Alguns estudos sugeriram que o chocolate pode diminuir os níveis de colesterol e prevenir o declínio da memória.
- Um estudo, publicado no The Journal of Nutrition , sugere que o consumo de chocolate pode ajudar a reduzir o colesterol ruim(Um estudo realizado na Coréia mostrou que o alho negro também pode reduzir o risco de doenças cardíacas, diminuindo os altos níveis de triglicerídeos e colesterol).
- Comer chocolate amargo alarga as artérias e promove o fluxo sanguíneo saudável que pode impedir o acúmulo de placas que podem bloquear as artérias.
- Os flavonóides encontrados nos produtos de cacau têm efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e anticoagulantes que podem reduzir o risco de diabetes, melhorando a sensibilidade à insulina.
Na próxima vez que consumir chocolate, não se sinta tão culpado! Pelo contrário, nossa rotina estressante e desafiadora, pode ser aliviada pelo consumo do chocolate, rico em substâncias que aumentam a sensação de bem-estar, deixando a pessoa mais leve e reduzindo os níveis de irritabilidade. Mas lembre-se, sempre consuma chocolate de qualidade e com moderação.
No mundo da confeitaria, o chocolate é um ingrediente que atrai muitos clientes, e é fácil de encontrá-lo em diversas formas, sabores e formatos. Por outro lado, temos o alho negro suave e adocicado, um ingrediente valioso e democrático na gastronomia, perfeito para complementar e elevar os sabores de diversos pratos tradionais, e é ótimo com chocolate. Veja abaixo nossa seleção.
Bolo de Chocolate com Alho Negro
Ingredientes
4 ovos
1 xícara de chá de açúcar
200 g de chocolate meio amargo ou amargo
3 colheres de sopa de manteiga
½ xícara de chá de chocolate em pó 100%
1 pitada de sal
1 xícara de chá de farinha de trigo
2 colheres de sopa de geleia de alho negro
Modo de preparo
Em uma tigela derreta o chocolate junto com a manteiga em banho Maria. Em outra, misture bem os ovos com o açúcar até virar uma mistura homogênea. Junte o conteúdo dessas duas tigelas e acrescente a geleia de alho negro, o chocolate em pó, a pitada de sal e a farinha de trigo. Mexa até ficar uniforme e transfira para uma assadeira, untada e encapuzada. Asse por 30 a 35 minutos em 180ºC. Está pronto!
Chocolate quente com Alho Negro
Ingredientes
200g de chocolate meio amargo, partido em pedaços pequenos
2 1/2 xícaras de leite integral
10 dentes de alho negro
1/2 xícara de água quente
Modo de preparo
Coloque os dentes de alho negro em uma caneca, mergulhe-os em água quente e deixe amolecer por alguns minutos.Despeje o alho negro com água e o leite integral num liquidificador e processe até ficar homogêneo. Quando terminar, despeje em uma panela junto com os pedaços de chocolate. Mexa constantemente até tudo estiver derretido e bem misturado, retire a panela do fogo e sirva seu chocolate bem quentinho.
Brownie de Alho Negro
Ingredientes
2 barras de chocolate amargo (70%)
1 xícara de manteiga
1 1/2 xícara de açúcar
2 colheres de chá de essência de baunilha
1 dente de alho negro
1 xícara de farinha
1/2 colher de sal
4 ovos
Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 350 graus.
Unte uma forma com manteiga e farinha, derreta a manteiga e o chocolate juntos em banho-maria sobre a água fumegante. Derreta até misturar, retire do fogo e misture o açúcar. A mistura será granulada. Adicione um ovo de cada vez, mexendo cada ovo na massa.
Em uma tigela pequena, use um garfo para amassar completamente o alho negro até ficar em uma consistência de pasta. Adicione o alho, a baunilha e o sal à massa e misture bem. Adicione a farinha na batedeira e misture bem. Despeje a massa na forma e espalhe-a uniformemente, alisando a parte superior. Asse no forno por 25 minutos ou até que o topo tenha acabamento fosco. Deixe esfriar.
OBS: O tempo de preparo varia de 25 à 40 minutos.
É possível substituir o dente de alho negro por pasta de alho negro.
E já imaginou um sorvete de Alho Negro com biscoitos Oreo? Pois temos essa receita na seção de receitas, confere lá!