Tendências da gastronomia
É notável que a gastronomia nunca foi tão valorizada como está sendo agora. Podemos atribuir parte desse sucesso às contribuições trazidas pelas redes sociais e canais online, pressionando as empresas a investirem nas suas presenças digitais.
Em meio a pandemia, restaurantes foram obrigados a adotar novas formas de trabalho, diferentes métodos de entrega e de se conectarem com seus clientes via aplicativos de atendimento, menus digitalizados, pagamentos por meio da internet, entre outros.
Mas engana-se que as transformações tecnológicas no setor sejam suficientes para driblar a crise. O pulo do gato ainda deriva naquilo que mais se exige de um empreendedor para alcançar o sucesso: a criatividade e a mão na massa.
A pandemia fez com que as famílias passassem a buscar cardápios com ingredientes simples e locais, trabalhados de forma mais criativa. A tendência é que restaurantes e lojas online busquem resgatar pratos tradicionais e levá-los a um nível totalmente diferente, trazendo uma receita original.
É aí que entra o nosso querido alho negro, um ingrediente marcante, único, intenso, e descrito por alguns chefs como agressivo, no bom sentido, pela sua capacidade de elevar um simples prato para um nível totalmente diferente e saborosa do original.
A sua textura macia, que lembra tâmara ou ameixa seca, sem o cheiro distinto do alho branco, e o equilíbrio perfeito de doce e salgado, com notas de melaço, juntamente com traços marcantes de vinagre balsâmico e tamarindo, faz do alho negro um perfeito ingrediente para harmonizar com diversos pratos, como pizzas, hambúrgueres, saladas, massas, sopas e o foco deste conteúdo, o sushi.
Sim! O alho negro é incrível com sushi
O sushi se tornou rapidamente um dos pratos internacionais mais populares no último século e é fácil encontrar um restaurante de sushi em qualquer lugar do mundo.
Seja cru, no estilo sashimi, ou combinado com arroz, molho e outros ingredientes, frito como parte de um sushi roll, ou picado em uma tigela de sushi estilo poke, o sushi oferece uma experiência gastronômica única e saborosa, diferente de tudo.
Originário da China, nasceu como narezushi, consistia em arroz fermentado e peixe salgado, e remontado como sushi para o Japão no século VIII. Ao longo dos séculos seguintes, o prato começou a mudar lentamente.
Yohei Hanaya (1799 a 1858) recebe crédito como o inventor de nigiri zushi. Depois de reaproveitar sobras de arroz e colocar um pouco de vinagre, e uma pequena lasca de peixe, passou a vendê-las em barracas de rua. Hanaya estabeleceu o seu próprio restaurante, conhecido como “Sushi de Yohei”, que se especializou em sushi mão-pressionado.
Assim nasceu o nigiri – e a história do sushi como o conhecemos no Ocidente começou no Japão. Pouco tempo depois, esse prato começaria a se espalhar pelo mundo.
E para ajudar a disseminá-lo nos países do ocidente e a se acostumarem com a ideia de comer peixe cru, muitos restaurantes começaram a experimentar novas combinações de sabores e rolos de sushi. Durante anos, chefs do mundo o aperfeiçoaram para se diferenciarem e encantar seus clientes.
E numa dessas reinvenções, nasce a ideia de combinar o sushi com o alho negro, uma iguaria gastronômica incrivelmente saborosa, que possui uma versatilidade no uso culinário, sendo o ingrediente principal de muitos pratos tradicionais.
No Japão, o alho negro nos sushis é tão natural e popular que existem molhos de soja com alho negro prontos, e são usados em praticamente todos os tipos: nigirizushi, gunkanzushi, futomaki, kappamaki, temaki, tekkamaki e outros.
E o resultado é incrível! A variedade de camadas de sabores do alho negro, naturalmente adocicado e fortes notas de Umami, o quinto sabor, com a suavidade e beleza do sushi, nos traz uma experiência rica em estética, sabor e aroma.
Você pode simplesmente adicionar um pedaço de alho negro descascado no topo do nigiri (arroz temperado e peixe), ou misturá-lo em pratos mais complexos, como o Poke. Alguns chefs já sugerem substituir o molho shoyu pelo molho de alho negro.
O nosso molho de alho negro é preparado artesanalmente, tem uma textura mais fluída, que lembra o tarê, um sabor adocicado, defumado e com um fundo levemente picante, ideal para acompanhar sushis e sashimis.
Sugestão de Receita:
Poke de Alho Negro
- 40 g de filé de atum
- 1 cebola picada
- 2 colheres de chá de molho de soja
- 2 colheres de chá óleo de gergelim
- 1/2 colher de chá de gengibre picado
- 1 dente grande de alho negro
- Corte o atum, ou salmão, em cubos pequenos.
- Coloque o atum em cubos e as cebolas picadas em uma tigela e reserve.
- Em uma tigela pequena, misture o molho de soja, o óleo de gergelim e o gengibre picado.
- Amasse o alho negro na mistura, é macio o suficiente para se misturar completamente à mistura. Despeje na mistura de atum e misture bem. Para servir, salpique alguns flocos de sal marinho e um pouco de gergelim para finalizar.
Para mais receitas com o alho negro acesse: https://alhonegrodositio.com.br/receitas/
Conheça a nossa linha completa de alho negro: https://alhonegrodositio.com.br/produtos/
Se você possui um restaurante e está a procura de uma forma de inovar e encantar seus clientes, temos uma tabela de preços especial para food service.