Em homenagem a São José, o Dia do Artesão foi escolhido para ser comemorado no dia 19 de março. O significado deste evento é entender a importância de celebrar o trabalho árduo e a dedicação que envolve todos os aspectos do artesão, e as conquistas deste trabalho manual em todos os lugares.

O termo “artesão” significa a forma como se cria várias coisas, como por exemplo, o artesanato, uma forma de criar e se expressar! No Brasil, os artesãos não só fazem uma enorme variedade de produtos, mas o fazem em muitas regiões. O Brasil é conhecido por sua diversidade de pessoas, lugares e artesanato.

Cada região tem algo a oferecer e assim como São José, o santo cristão que era carpinteiro, existem milhares de artesãos que criam diferentes tipos de arte, como pinturas, escritos, trabalhos em prataria, marcenaria, pedra e muitos outros. O uso das mãos é a chave para fazer criações únicas que nos permitem manter a cultura em nossa comunidade, região e país.

Assim como muitos artesanatos, existem os alimentos artesanais, produzidos por técnicas manuais, e em pequenas escalas na maior parte do processo. Normalmente esses produtos remetem à alguma característica local ou cultural, e são evitados ingredientes industrializados em suas receitas.

O nosso alho negro, por exemplo, é envelhecido por várias semanas, sem adição de aditivos químicos, em um ambiente de temperatura e umidade controlada, que é ajustado à medida que se desenvolve pelos nossos artesãos que o fabricam, muito como um bom queijo ou presunto curado.

Por esse motivo, nem todo alho negro é criado da mesma forma – a habilidade do produtor é fundamental e o sabor varia muito, dependendo do cuidado e da experiência do fabricante. Shiro Kondo, fundador da Alho Negro do Sítio, ao longo de 33 anos, aprendeu técnicas como a compostagem, cobertura morta, adubação verde e, principalmente, a rotação de culturas. 

Tudo isso possibilitou um contato mais próximo com a terra. E foi só em 2006, que Shiro, junto com sua esposa, começaram a desbravar o alho negro, impulsionados pelo “boom” da iguaria no Japão. A história e a experiência nos possibilitou, como produtores, lapidar a habilidade de criarmos um produto de qualidade superior, equilibrado e único. Sem perder a essência e o conceito “LOCAL FOOD” e “FARM TO TABLE”.

Esses cuidados resultam num produto que conhecemos hoje e encontramos em empórios e restaurantes: um alho com coloração escura, com novas características sensoriais e irresistível sabor adocicado e frutado, excelente para uma grande variedade de aplicações culinárias. Além de ser considerado um ótimo aliado à saúde, com as propriedades antioxidantes potencializadas com o processo de envelhecimento do alho.

Sobre a Alho Negro do Sítio

Temos mais de 40 anos de experiência com a produção do alho tipo Roxo Pérola Caçador, e 15 anos com o alho negro, e, através de técnicas de fermentação vindas do Japão, hoje temos o Know How em todas as etapas de produção. Temos o compromisso em produzir e oferecer o melhor alho negro nacional, de forma sustentável e socialmente responsável. Atualmente, atendemos com uma loja física em São Paulo e temos produtos à venda pelo nosso site, e também, oferecemos um atendimento exclusivo para o setor de food service.

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