O segundo mês do ano é dedicado à campanha Fevereiro Laranja, que tem como objetivo a conscientização sobre a Leucemia, para alertar sobre possíveis sintomas, conscientizar sobre a necessidade de exames e, principalmente, sobre a importância da doação de medula óssea.

A Alho Negro do Sítio apoia esta causa dedicada a chamar atenção para a doença, um câncer do sangue que pode surgir em qualquer pessoa, de qualquer idade, e é mais comum em crianças, e a importância de se tornar um doador de medula óssea, pois em casos graves é indicado o transplante de células-tronco.

Pacientes com leucemia têm uma taxa significativamente maior de diagnóstico de emergência do que outras formas de câncer. Atualmente, no Brasil, essa doença ocupa a nona posição nos tipos de câncer mais comuns em homens, e em décima primeira em mulheres. 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que há 5,67 casos novos a cada 100 mil homens e 4,56 casos novos para cada 100 mil mulheres. Isso significa que, a cada três anos, são identificados mais de 10 mil casos novos no Brasil.

Infelizmente, muitas pessoas não estão cientes dos sintomas da leucemia até que eles ou alguém que conheçam seja diagnosticado. Isso leva a um atraso no diagnóstico, piorando os resultados para os pacientes. Muitas vezes, devido à natureza inespecífica dos sintomas e relativa raridade desta doença, as pessoas são diagnosticadas erroneamente pelo médico, complicando ainda mais a situação.

A leucemia pode ser difícil de detectar porque os sinais e sintomas são comuns a outras doenças não relacionadas. Os tipos de leucemia de crescimento lento, como a leucemia mieloide crônica, geralmente não apresentam sintomas. No entanto, tipos agudos de leucemia podem trazer sinais que incluem:

  1. Febre ou calafrios
  2. Fadiga e fraqueza persistentes
  3. Infecções frequentes
  4. Perda de peso inexplicável
  5. Sangramento ou hematomas fáceis
  6. Pequenas manchas vermelhas na pele
  7. Suor excessivo, especialmente à noite
  8. Dor ou sensibilidade óssea 

Há vários fatores de risco para leucemia que não podem ser modificados, como idade ou sexo. E embora não existam métodos comprovados para a prevenção total da leucemia, existem maneiras de reduzir as chances de desenvolver a doença. Evitar o tabaco e a exposição a pesticidas e produtos químicos industriais, e manter uma vida saudável e ativa podem ajudar. 

A regra de hábitos saudáveis é determinante para a qualidade de vida de todos os indivíduos. É sabido que aqueles que têm alimentação saudável, não fumantes, que praticam algum tipo de atividade física têm risco diminuído para doenças em geral.


Faça a sua parte também!

A baixa conscientização é um problema mundial e por este motivo, nós da Alho Negro do Sítio resolvemos entrar nesta luta e levar a mensagem da Leucemia ao maior número possível de pessoas. Você também pode apoiar a campanha compartilhando esse texto e ajudando a espalhar informações sobre o tema aos seus familiares e amigos.

Para maiores informações sobre a leucemia, a  Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia – ABRALE, uma ONG de abrangência nacional, criada em 2002 por pacientes e familiares tem a missão de oferecer ajuda e mobilizar pessoas, empresas e outras instituições, para que todas as pessoas com câncer e doenças do sangue tenham acesso ao melhor tratamento.

× Entre em contato conosco!