Hoje, em 4 de fevereiro, celebramos o Dia Mundial de Combate ao Câncer, um dia que une pessoas, comunidades e países inteiros para aumentar a conscientização e agir. O Dia Mundial do Câncer visa prevenir milhões de mortes a cada ano, aumentando a conscientização e a educação sobre o câncer e pressionando governos e indivíduos em todo o mundo a tomar medidas contra a doença.

Hoje em dia, é muito comum, infelizmente, encontrar informações sem nexo e  fake news na internet, ou até mesmo relatos conflitantes. Por exemplo, às vezes, uma dica específica de prevenção do câncer recomendada em um estudo é desaconselhada em outro.

Muito do que sabemos sobre a prevenção do câncer ainda não foi amadurecido, no entanto, é bem aceito pela comunidade médica que suas chances de desenvolver câncer são afetadas pelas escolhas de estilo de vida que você leva. Portanto, se você estiver interessado em prevenir o câncer, saiba que uma mudança simples no estilo de vida pode fazer uma grande diferença.

Nós, da Alho Negro do Sítio, diante disso, separamos algumas dicas de prevenção de câncer que muito se refletirá na qualidade de sua vida, veja abaixo: 

 

Mantenha uma rotina de visita ao médico em dia

Autoexames regulares e exames para vários tipos de câncer (como câncer de pele, cólon, colo do útero e mama) podem aumentar suas chances de descobrir o câncer precocemente, quando o tratamento tem maior probabilidade de ser bem-sucedido. Pergunte ao seu médico sobre o melhor cronograma de rastreamento de câncer para você.

 

Proteja-se do sol

O câncer de pele é um dos tipos mais comuns de câncer, e um dos mais evitáveis. Experimente estas dicas:

  • Evite o sol do meio-dia. Fique longe do sol entre 10h e 16h, quando os raios do sol são mais fortes.
  • Fique na sombra. Quando estiver ao ar livre, fique na sombra o máximo possível. Óculos de sol e um chapéu de abas largas também ajudam.
  • Não economize no protetor solar. Use um protetor solar de amplo espectro com FPS de pelo menos 30, mesmo em dias nublados. Aplique protetor solar generosamente e reaplique a cada duas horas – ou com mais frequência se estiver nadando ou transpirando.

 

Faça uma dieta saudável

Embora fazer seleções saudáveis ​​no supermercado e na hora das refeições não possa garantir a prevenção do câncer, pode reduzir seu risco. Considere estas diretrizes:

  • Coma muitos frutos e vegetais. Baseie sua dieta em frutas, vegetais e outros alimentos de origem vegetal – como grãos integrais e feijões.
  • Evite carnes processadas e alimentos altamente calóricos, como açúcares refinados e gorduras de origem animal.
  • Beba com moderação sempre. O risco de vários tipos de câncer – incluindo câncer de mama, cólon, pulmão, rim e fígado – aumenta com a quantidade de álcool que você bebe e com o tempo que você bebeu. 

 

Mas e o alho negro? Onde ele entra nesta história?

Recentemente, um australiano publicou em uma rede social uma foto de uma cabeça dissecada de alho negro e um texto que diz: “O alho negro tem duas vezes o nível antioxidante do alho comum. Ajuda a prevenir 14 tipos de câncer e tem poderosos benefícios de cura.”

A postagem rendeu mais de 200 compartilhamentos, 530 reações e 18.000 visualizações nos primeiros dias, e embora não haja uma confirmação da comunidade médica sobre os efeitos do alho negro para o câncer, existem sim estudos onde demonstram as atividades medicinais desta iguaria. 

O World Cancer Research Fund analisa sistematicamente todas as evidências sobre a relação entre alimentos e câncer, e concluiu que vegetais sem amido (que incluem alho, mas também vegetais verdes, folhosos e vegetais crucíferos como brócolis) provavelmente diminuem o risco de câncer aerodigestivo e alguns outros tipos de câncer.

Um estudo de laboratório de 2014 descobriu que o extrato de alho negro envelhecido pode reduzir o crescimento de células de câncer de cólon, enquanto um estudo anterior, usando camundongos, mostrou que o alho negro ajudou a prevenir o crescimento de células de câncer gástrico. No entanto, ambos concluíram que era necessária uma avaliação mais aprofundada em ensaios clínicos.

Outro estudo de laboratório de 2014 usando amostras de células relatou que o alho negro tinha potencial valor terapêutico no tratamento da leucemia.

Não podemos afirmar com certeza de que o alho negro possa prevenir 14 tipos diferentes de câncer, como publicado no post do australiano, mas podemos sim, afirmar que ele apresenta uma composição diferente do alho comum, e que grande parte de suas propriedades nutricionais são potencializados durante o processo de fabricação.

No total, são mais de vinte propriedades medicinais catalogadas, e é consumido há séculos em países como Coreia do Sul, Japão e Tailândia.  Por lá, o alho negro é sinônimo de saúde e longevidade. Em muitos países, o alho negro é conhecido por:

🌱 Fortalecer a imunidade
🌱 Contribuir para o aumento do “bom colesterol” (HDL)
🌱 Diminuir os níveis de glicose no sangue
🌱 Prevenir o envelhecimento precoce das células
🌱 Melhorar a pressão sanguínea
🌱 Reduzir a fadiga muscular
🌱 É anti-inflamatório
🌱 Ajudar no emagrecimento
🌱 Prevenir e amenizar os sintomas da diabetes

No fim, é fato que o alho negro pode beneficiar, e muito, a nossa saúde e disposição, e não há contraindicações para consumi-lo, já que é um alimento produzido sem a adição de aditivos químicos. E sabe o que é o melhor? Ele é uma delícia. 

O sabor picante do alho comum pode não agradar, mas a sua versão envelhecida pode te surpreender. O alho negro adquire, durante o processo de maturação, uma cor escura, sabor mais adocicado e frutado, além de uma textura mais macia, similar a de uma tâmara ou ameixa seca.

 

Como adquirir o alho negro

Nós da Alho Negro do Sítio, produzimos o alho negro desde 2006, na região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e valorizamos o conceito “LOCAL FOOD” e “FARM TO TABLE”, ou seja, comprando pelo nosso site, você receberá o alho negro direto do produtor. 

Dispomos o alho negro em bulbo ou com os dentes descascados para consumir puro ou utilizar em diversas receitas e pratos. Não deixe de conhecer também a nossa linha artesanal para gastronomia: Molho de alho negro artesanal, Pasta de alho negro, Azeite de alho negro, Ghee com alho negro, Pimenta de alho negro e entre muitos outros.

Se você trabalha no setor de food service e está a procura de uma forma de inovar e encantar seus clientes, clique aqui e saiba como!

× Entre em contato conosco!