Risoto é um prato fácil de fazer, gostoso e que permite infinitas combinações de ingredientes. Nesta receita, a harmonização da abóbora kaboucha com cogumelos shiitake e alho negro é imperdível! O sabor profundo, cheio de umami do alho negro e do shiitake, juntamente com o dulçor da abóbora faz esse prato ser inesquecível! Perfeito para uma refeição especial, leve e saudável.

 

Ingredientes

Risoto
300g abóbora descascada, cortada em cubos pequenos
1/2 cebola picada
2 dentes alho picados
1 colher (sopa) de manteiga
200g cogumelo shiitake fatiados
50g alho negro descascado premium da Alho Negro do Sítio
2 xícaras chá de arroz arbóreo
70g queijo parmesão
1 litro caldo de legumes ou até dar o ponto do arroz
Azeite de Alho Negro a gosto para regar no prato
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Salsinha fresca picada

Caldo de legumes
1 cebola
1 cenoura
1 aipo
3 folhas de louro
5 grãos de pimenta do reino

 

Modo de Preparo

Primeiro, vamos preparar o caldo de legumes. Corte a cebola, cenoura e o aipo em pedaços grandes. Não é necessário descascar. Coloque todos os legumes numa panela e cubra com 1 litro de água. Adicione as folhas de louro e os grãos de pimenta do reino. Deixe ferver por 5 minutos para apurar o sabor e depois mantenha em fogo baixo enquanto prepara o risoto.

Em uma outra panela, aqueça o azeite e refogue uma pequena parte do alho e cebola cortados em cubos pequenos, junte os cogumelos fatiados e grelhe até ficar macio. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

Descasque a abóbora kaboucha, retire as sementes e corte em cubos pequenos.

Numa outra panela, aqueça novamente o azeite e frite o restante do alho junto com a cebola. Acrescente a abóbora kaboucha preparada previamente, tempere com sal e pimenta do reino e deixe cozinhar em fogo médio por 10 minutos, até que a abóbora fique bem macia e comece a desmanchar, virando um purê.

Acrescente o arroz arbóreo e deixe fritar alguns minutos.

Vá acrescentando conchas de caldo de legumes aquecido aos poucos e mexendo sempre. Quando secar, acrescente mais uma concha do caldo e assim por diante.

Quando o arroz chegar no ponto al dente, adicione o queijo parmesão, o alho negro cortados ao meio e a manteiga. Misture bem e acrescente a última concha de caldo de legumes.

Mexendo sempre, deixe a mistura ficar bem cremosa e acerte o sal e a pimenta do reino.

Sirva em seguida dispondo acima os dentes de alho negro picados, os cogumelos grelhados previamente, salsinha fresca picada e o queijo parmesão ralado. Finalize com um fio de azeite de alho negro. Bom apetite!

Até a gatinha ficou com vontade! Rs.

Um ingrediente diferente: Alho Negro

Ao contrário do que muitos pensam à primeira vista, o alho negro não se trata de uma espécie exótica de alho. Ele é produzido a partir de um processo de fermentação, onde o alho é submetido a condições de temperatura (de 65°C a 80º C) e umidade controladas.

Seu sabor é adocicado e frutado, remetendo ao melaço e ao tamarindo, com um toque de defumado e a presença de umami (o quinto sabor), sem aquela característica pungência e ardência do alho comum. Tudo muito sutil e delicado.

Além do alho negro, nós também produz uma grande variedade de produtos com este interessante alimento, como geleias, molhos, azeites, etc. Aproveite: utilize o cupom BEMVINDOS e ganhe 5% de desconto na sua primeira compra. Confira nossa loja online!

 

Redes sociais

Não deixe de seguir nossas redes sociais! Estamos sempre compartilhando novas receitas, dicas de uso, informações, histórias, promoções, sorteios e muito mais!

Ah! E estamos sempre repostando as criações de nossos seguidores! 😉

Instagram
Facebook

× Entre em contato conosco!