Os brasileiros, e o mundo, cada vez mais se aventuram na cozinha explorando novas receitas e ingredientes todos os dias, é natural que eles estejam atentos aos mais recentes alimentos e ingredientes do momento para experimentar em casa. 

E, com 2022 iniciando em alta, o alho negro continua sua ascensão constante como um dos ingredientes exóticos mais procurados na gastronomia moderna e tradicional. E se ainda se pergunta, ou não entende inteiramente como incorporar essa iguaria às suas receitas favoritas, você definitivamente não está sozinho.

O alho negro envelhecido e fermentado foi notado pela primeira vez em mercados coreanos em 2007. A versão que encontramos hoje no Brasil, fermenta os bulbos em temperatura alta e umidade rigidamente controlada por cerca de 3 a 4 semanas, seguido de dias de secagem ao ar. Os bulbos resultantes apresentam pele solta e cravos pretos. Têm uma textura pegajosa, mastigável e um sabor concentrado, notavelmente doce e frutado.

No processo de fermentação, o alho negro ganha o sabor único de umami, o quinto sabor, também é mais macio e tem uma textura semelhante ao melaço, facilitando a aplicação em diversos pratos do cotidiano. Uma coisa a se lembrar é que, devido à perda de seu sabor acentuado original, muitas vezes, é necessário um volume maior de alho negro em receitas para obter níveis de sabor satisfatório.

Embora não seja um conceito totalmente novo, esse ingrediente versátil pode ser facilmente trocado pelo tradicional alho branco na maioria dos pratos. Você pode adicionar alho negro ao molho de salada ou receitas de molho, em purês, criar pastas deliciosas a partir do zero ou esfregar em peixe ou carne antes de colocar seu prato no forno. Se você picá-lo em tamanhos proporcionais, também pode polvilhar em praticamente qualquer coisa que seu coração (e estômago) desejar.

Corte os dentes em tamanhos médios e os use para enfeitar massas, risotos e pizzas. Ainda não está convencido? Nós separamos algumas de nossas receitas favoritas e exemplos de dar água na boca, e inspirá-lo a introduzir de vez esse ingrediente em seu repertório.

 

Hambúrguer com Molho de Alho Negro

Ingredientes:
400g de Patinho moído
1 dente de Alho Negro do Sítio picado
1 colher de sopa de aveia em flocos finos ou farelo de aveia
¼ de cebola picadinha
Sal a gosto
Rodelas de tomate
Folhas de alface
Mostarda e Ketchup
Maionese com um dente de Alho Negro do Sítio batido

Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes do hambúrguer em uma tigela e amasse bem até ficar homogêneo. Forme os discos e em uma frigideira com um fio de azeite, grelhe os hambúrgueres até ficarem dourados. Corte os pães na metade e de uma leve tostada na frigideira. Monte seu lanche passando a maionese de Alho Negro do Sítio nas duas metades do pão, acomode uma folha de alface, depois uma rodela de tomate e depois a carne. Finalize com mostarda e ketchup a gosto.

 

Costelinha de Porco com Chimichurri de Alho Negro

Chimichurri Alho Negro do Sítio

Chimichurri Alho Negro do Sítio

Ingredientes:
2kg de Costela de Porco
1 limão
Chimichurri de Alho Negro (pasta)
Azeite de Alho Negro
Sal e Pimenta do Reino à gosto

Modo de Preparo:
Coloque a costela de porco em cima de uma tábua e faça pequenos cortes (sem separar por completo). Tempere a carne com limão, azeite de alho negro, chimichurri de alho negro, sal e pimenta do reino. Deixe marinar por 12 horas em um tabuleiro próprio para o forno.
Depois de 12 horas marinando, pincele novamente a carne com chimichurri de alho negro e coloque no forno pré-aquecido a 150 graus por 2 horas. Durante o cozimento, continue pincelando de 15 em 15 minutos. Sirva com batata rústica e arroz branco.

 

Spaghetti com alho negro, manteiga e tomate concassé

Spaghetti de alho negro

Ingredientes:
400g de macarrão tipo spaghetti
Azeite e sal para cozinhar o macarrão
2 colheres (sopa) de manteiga
6 dentes de alho negro
Sal e pimenta do reino a gosto
Folhas de manjericão a gosto
1 tomate sem pele e sem sementes, picado em cubos

Modo de preparo:
Cozinhe o macarrão normalmente em água fervente com sal e um fio de azeite. Deixe o macarrão bem al dente. Em uma panela, derreta a manteiga e refogue levemente o alho negro. Amasse-o bem para ser incorporado à manteiga. Junte o tomate e refogue mais um pouco. Por fim, adicione o macarrão à manteiga com tomate, e misture até a manteiga cobrir bem o macarrão. Ajuste o tempero com sal e pimenta. Salpique folhas de manjericão fresco picadas. Rendimento: 4 porções

 

Legumes assados com Alho Negro

Ingredientes:
1 couve-flor inteira
1 alho-poró inteiro
5 aspargos (cortados ao meio longitudinalmente)
4 fatias de pão de forma (cortados em cubos)
10g de alho negro (cerca de 5 dentes)
400 ml leite de soja
10 folhas frescas de sálvia
1 colher de sopa de tomilho fresco
40g de alho negro (cerca de 20 dentes), triturado em pasta
1 colher de chá de cominho
1 colher de chá de sal
700 ml de azeite
3 colheres de sopa de farinha
Raspa de ½ limão
⅓ colher de chá de pimenta branca
Parmesão ralado

Modo de preparo:
Em uma tigela, adicione os ingredientes do molho: azeite, farinha, leite de soja, raspas de limão, dentes de alho triturados em pasta e temperos (sálvia, tomilho, cominho, sal e pimenta).
Coloque os legumes em uma assadeira (alho poró e couve-flor, devidamente lavados e picados). Regue-os com molho. Acrescente na assadeira os aspargos, os pedaços de pão e os cinco dentes de alho negro (cortados em quatro). Regue-os com o restante do molho. Coloque no forno (180ºC) por aproximadamente 30 minutos – acrescente queijo parmesão ralado para gratinar.

Para mais, clique aqui para acessar as nossa receitas favoritas.

 

× Entre em contato conosco!