O alho negro é um super alimento que proporciona diversos benefícios para saúde. Selecionamos 12 benefícios para saúde do Alho Negro, rico em antioxidantes, fortalece a imunidade, previne e ameniza os sintomas da diabetes, melhora a pressão alta, o colesterol, possui efeito neuroprotetor, hepatoprotetor e, estudos apontam, efeitos anticancerígenos.
De aparência exótica, o alho negro é muito consumido na Ásia em forma de cápsulas e suplementos. No Ocidente, devido ao seu agradável sabor, o alho negro acabou sendo mais utilizado na culinária, mas cada vez mais vem ganhando adeptos em busca de uma opção natural e sem efeitos colaterais para a manutenção da saúde do corpo.
Alguns dos benefícios para saúde do alho negro são:
1. ANTIOXIDANTE
O alho negro contém uma quantidade abundante de compostos antioxidantes como polifenóis, flavonóides, alcalóides e compostos organossulfurados, como a S-alil cisteína. Estes compostos contribuem para a diminuição do stress oxidativo, o combate os radicais livres, a prevenção do envelhecimento das células e a limpeza do organismo, prevenindo assim diversas doenças como a diabetes, o câncer, o Parkinson, o Alzheimer, e mais.
2. EFEITO EMAGRECEDOR
Em 2015, estudos mostraram que a dieta suplementada com extrato de alho negro não só poderia reduzir o peso, mas também diminuir a gordura renal e epididimal, e atenuar a dislipidemia induzida pela dieta rica em gordura. Também foi observada uma diminuição no nível plasmático de lipídios totais, colesterol total e triglicerídeos, aumento do colesterol bom (HDL) e redução da glicose e da insulina nos níveis plasmáticos de uma dieta rica em gorduras. A combinação de alho negro e exercício mostrou um efeito maior na diminuição da gordura visceral, gordura epididimal e peso do fígado em comparação ao grupo isolado com exercícios em estudo com ratos.
3. AUMENTA A IMUNIDADE
Rico em selênio e vitamina C, ajuda a prevenir gripes e a fortalecer o sistema imunológico.Age como antibiótico, anti-séptico, hipotensor, expectorante, diurético e digestivo.
4. MELHORA A DIABETES
Estudos recentes sobre o consumo de alho negro envelhecido por animais (5% p/v) mostraram uma melhoria da resistência à insulina. Pesquisadores estudando o efeito antioxidante do alho negro envelhecido em modelo animal de diabetes tipo 2, observaram que o alho negro envelhecido teve um maior efeito antioxidante, o que sugere que seu consumo também poderia ser útil para prevenir complicações resultantes da Diabetes.
5. ANTICANCERÍGENO
Com o crescente número de evidências relatadas para o efeito anticâncer do alho negro nas últimas décadas, alguns pesquisadores sugeriram que o alho negro poderia ser usado para prevenir e tratar o câncer gástrico, de cólon, pulmão e leucemia.
O mecanismo dos efeitos anticancerígenos do alho negro em diferentes tipos de cânceres é variado, incluindo a indução de apoptose, interrupção do ciclo celular e inibição do crescimento e invasão do tumor.
6. MELHORA A CIRCULAÇÃO
Em um estudo humano de 12 semanas (placebo) envolvendo 60 pessoas, 30 pessoas receberam 6g de alho negro 2 vezes ao dia antes das refeições. Foi detectado um aumento nos níveis de colesterol bom (HDL) em comparação com o grupo placebo no final do estudo.
Os altos níveis de compostos organossulfurados do alho negro também relaxaram os vasos sanguíneos, o que leva a uma pressão arterial mais baixa. Em estudo de 12 semanas com 79 pacientes com pressão alta, onde houve a ingestão de 2 ou 4 comprimidos de alho negro por dia, a pressão sanguínea diminuiu para na média 11,8 mm Hg.
Além disso, estudos identificaram efeito vasodilatador das artérias coronárias e prevenção da diminuição da contratilidade cardíaca antes e depois de um processo de isquemia (enfarte).
7. BOM PARA PELE
Indicado para aqueles que possuem problemas de pele (desde dermatite até acne, psoríase ou rosácea) ou mesmo para a prevenção de rugas e certas condições relacionadas com as articulações.
8. ANTIFADIGA
O alho negro tem a capacidade de remover o excesso de amônia no corpo, que é dito ser uma causa de fadiga, ele também é muito eficaz para melhorar o desempenho nas atividades físicas.
9. RICO EM ARGININA
A arginina promove vasodilatação, que resulta no aumento dos nutrientes nos músculos além de estimular a produção de GH, o hormônio do crescimento, promovendo assim um maior crescimento muscular.
10. EFEITO NEUROPROTETOR
Um crescente corpo de literatura indica que o alho negro tem efeitos benéficos na memória e no sistema nervoso, melhora do comprometimento cognitivo e prevenção de neuroinflamação e neurotoxicidade.
11. ANTI-ENVELHECIMENTO
O alho negro possui uma variedade de mecanismos antioxidantes que podem inibir os danos envolvidos no envelhecimento e o desenvolvimento de várias doenças.
12. EFEITO HEPATOPROTETOR
O alho negro pode melhorar o estresse oxidativo e a inflamação, além de diminuir o acúmulo de gordura e o dano hepático causado pelo consumo de álcool.
Acompanhe nossas redes sociais e não perca novidades e promoções!