O alho negro é um alimento funcional produzido a partir de alho fresco (Allium sativum L.) submetido a condições de temperatura (60-90 ° C) e umidade (70-90%) por um período de tempo. O alho negro possui uma quantidade abundante de compostos antioxidantes, tais como polifenóis, flavonóides, derivados de tetrahidro-β-carbolina e compostos organosulfurados, incluindo S-alil-cisteína e S-alil-mercaptocisteína. A maturação não apenas altera os componentes nutricionais e os atributos sensoriais, mas também aumenta a bioatividade do alho.
Benefícios para saúde do Alho Negro
- Efeitos anticancerígenos
- Efeitos antioxidantes
- Aumento do nível do colesterol bom HDL e diminuição do nível do colesterol ruim LDL
- Efeito neuro protetor
- Efeito hepatoprotetor
- Prevenção de gripes
- Fortalecimento do sistema imunológico
- Ação antifúngica
- Efeito termogênico, aumenta o gasto calórico corporal, ajudando a emagrecer.
- Diminuição na gordura hepática
- Recuperação da fadiga muscular
- Anti-alérgico
- Previne e trata a diabetes
- Melhora a pele e previne rugas
Propriedades antioxidantes
Inúmeras doenças são associadas ao estresse oxidativo, como a diabetes, vários tipos de câncer, doença de Parkinson e de Alzheimer, infarto do miocárdio, esclerose múltipla, aterosclerose, distrofia muscular, cirrose hepática, catarata e retinopatias.
A menor incidência destas doenças tem sido associada ao consumo de antioxidantes naturais, como os compostos fenólicos presentes em alimentos que impedem a formação de radicais livres.
A ação antioxidante da substância S-alil-L-cisteína tem sido associada a mecanismos de proteção de neurônios, doenças cardiovasculares, isquemia de retina, tumores e doenças associadas à idade. Durante o processo de maturação do alho negro a quantidade de S-alil-L-cisteína é multiplicada de 5 a 6 vezes (dependendo da temperatura e tempo de processamento).