Pessoal, pensa num pão bom! Macio, fofinho… O alho negro se misturou completamente na massa, tornando-o adocicado e cheio de sabor, lembrando um pouco o pão australiano. Confira a receita na íntegra:

Ingredientes

30g de Alho Negro 320g de Farinha de trigo 80g de Farinha de trigo integral 280ml de Água 30g de Semente de gergelim 40g de Semente de girassol 30g de Linhaça 150g de Fermento natural (opcional) 5g de Fermento biológico seco 8g Sal

Modo de Preparo

Corte o alho negro (em temperatura ambiente) em pequenos pedaços. Reserve. Misture o sal e a água e reserve. Se você não tiver o fermento natural, utilize de as 5 gramas de fermento biológico seco, meio saquinho. Se você tiver o fermento natural, pode utilizar até 2 gramas de fermento biológico seco, caso contrário, use apenas o fermento natural, ou levain. Coloque o fermento em uma tijela, as farinhas e misture bem. Acrescente o alho negro e metade da água. Leve a massa para a bancada e trabalhe adicionando a água aos poucos. Junte as sementes e sove por cerca de 20 minutos, até ficar lisa e macia. Talvez não seja necessária toda a água, isso vai depender muito da sua farinha. Boleie e deixe a massa descansar por 30 minutos, coberta com um plástico ou com a própria tijela. Após isso, faça 2 dobras e deixe descansar mais 10 minutos. Faça mais 2 dobras e coloque a massa para fermentar em uma tijela com farinha coberta por um pano. Quando a massa quase triplicar seu tamanho, passe-a para uma assadeira untada com manteiga ou óleo e um pouco de farinha. Asse por cerca de 30 a 35 minutos em forno pré aquecido a 220°C. Sugestão: coloque a massa para assar em uma panela de metal com tampa dentro do forno. Cerca de 25 minutos tampado e mais 20 a 25 minutos destampado, ou até ficar dourado. Você também pode deixar a massa fermentar diretamente na panela que irá assar o pão, basta untar a panela e colocar farinha. Quando triplicar o tamanho, aqueça o forno e coloque o pão para assar.