A oportunidade de fazer essa torta de frango foi muito prazerosa, pois tive a chance de cozinhar junto com a minha mãe. O processo de preparo da receita se tornou muito mais divertido e pudemos celebrar juntas o resultado delicioso que conquistamos.

Essa era uma receita que já estávamos com muita vontade de experimentar e a quarentena se mostrou uma ótima oportunidade para colocarmos mão na massa. Como estamos mais habituadas com tortas de liquidificador, uma massa que precisa ser modelada e trabalhada na bancada parece ser mais intimidadora. Mas como foi feita a quatro mãos o processo foi bem tranquilo e animado.

E no recheio tivemos um cuidado especial nos temperos, tanto na cocção do peito de frango e após para reforçar os sabores.

O desfecho foi uma torta deliciosa, com massa sequinha, amanteigada e crocante com um recheio molhadinho e cheio de sabor!

Ingredientes:

Massa

3 xícaras (chá) de farinha de trigo
150 g de manteiga gelada em cubos
¾ de xícara (chá) de água gelada
1 pitada de sal

Recheio

Meio peito de frango cozido e desfiado
1 colher de sopa de azeite
½ cebola picadinha
½ tomate picadinho
1 colher de chá de orégano
1 colher de chá de páprica
4 dentes de Alho Negro do Sítio picado
1 lata de milho escorrida
Cheiro verde picado a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
100g de queijo mussarela

Montagem

1 gema
1 colher (chá) de água
Farinha de trigo para polvilhar na bancada

Modo de preparo:

Massa

Numa tigela grande, misture a farinha com o sal. Acrescente a manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa. Junte a água gelada e amasse até ficar lisa. Modele uma bola, envolva com filme e leve à geladeira por 1 hora. Enquanto isso, prepare o recheio.

Recheio

Numa panela, aqueça o azeite e doure a cebola por alguns minutos até ficar transparente. Adicione o frango cozido e desfiado, o tomate, milho e os temperos (orégano, páprica, sal e pimenta do reino) e refogue. Acrescente os dentes de alho negro picados e o cheiro verde na mistura e apague o fogo. O recheio não pode estar quente no momento da montagem da torta, espere amornar.

Montagem

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe uma fôrma redonda com fundo removível de 25 cm de diâmetro. Retire a massa da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 10 minutos – assim fica mais fácil para abrir.

Divida a massa de torta em duas partes iguais. Polvilhe a bancada com farinha de trigo e, com um rolo de macarrão, abra uma das metades num círculo 4 cm maior que o diâmetro da fôrma. Para transferir, enrole o círculo de massa no rolo de macarrão e desenrole sobre a fôrma – com as mãos, ajeite e pressione delicadamente para forrar o fundo e lateral da fôrma.

Polvilhe mais um pouco de farinha sobre a bancada e abra o restante da massa, formando um retângulo de 41 cm x 24 cm. Com a faca (ou carretilha), corte várias tiras, longas o suficiente para cobrir a torta.

Preencha o fundo da torta com todo o recheio, nivelando com as costas de uma colher. Para finalizar, distribua o queijo mussarela por cima do frango. Cubra o recheio com as tiras, fazendo uma treliça.

Pressione as pontas das tiras na massa da lateral para selar. Com a faca ou carretilha corte o excesso de massa da lateral da fôrma, deixando cerca de 2 cm de massa acima do recheio para finalizar – você pode usar as aparas de massa para fazer biscoitinhos. Com a ponta do dedão, dobre e pressione a massa da borda para fazer o acabamento.

Numa tigela, misture a gema com a água e pincele sobre toda a massa. Leve a torta ao forno e deixe assar por cerca de 45 minutos até ficar bem dourada.

Retire do forno e deixe amornar antes de desenformar. Sirva a seguir.

Alho Negro

Mas o que é o alho negro? O alho negro é um alho maturado por cerca de 20 dias, sob condições de temperatura e umidade controladas. Ele é muito consumido na Ásia pelos seus benefícios à saúde.

Rico em antioxidantes, fortalece a imunidade, previne e ameniza os sintomas da diabetes, melhora a pressão alta, o colesterol, possui efeito neuroprotetor, hepatoprotetor e, estudos apontam, efeitos anticancerígenos.

Mas ele também é muito utilizado na gastronomia, principalmente no Ocidente. Presente nos restaurantes mais renomados e premiados do mundo, seu sabor é adocicado e frutado, remetendo ao melaço e ao tamarindo, sem aquela característica pungência do alho comum. Também pode-se notar um toque de defumado e a presença de Umami (o quinto sabor). Tudo muito sutil e delicado. É um verdadeiro convite para as criações gastronômicas mais diversas!

Experimente esta iguaria gastronômica!

Além do alho negro, temos geleias, molhos (pesto, chimichurri, mostarda, pimenta…) e até barrinha de cereais com este superalimento!

Visite a nossa loja virtual e compre já nossos produtos com alho negro!

Redes sociais

Não deixe de seguir nossas redes sociais! Estamos sempre compartilhando novas receitas, dicas de uso, informações, histórias, promoções, sorteios e muito mais!

Ah! E estamos sempre repostando as criações de nossos seguidores! 😉

Instagram
Facebook

× Entre em contato conosco!