Você sabia que o alho negro é muito eficaz para melhorar o desempenho nas atividades físicas e para recuperar o cansaço causado pela fadiga? Vamos entender…

O alho negro é criado a partir de um processo de envelhecimento muito cuidadoso, onde o alho comum é submetido a temperaturas altas por um longo período, e faz com que os açucares e aminoácidos reajam, resultando em seu pigmento escuro.

Durante o processo, o alho ganha novas composições e características, e suas propriedades antioxidantes, principalmente a S-Alil Cisteína (SAC) e centenas de polifenóis (fitoquímicos) são potencializados no processo de conversão do alho comum em alho negro.

A SAC inibe a excitação das células nervosas, alivia e elimina o estresse mental e promove o relaxamento, contém um alto teor de germânio, que é um elemento importante para a reparação das células do corpo e a recuperação do corpo cansado

Baseado nisto, o alho negro recebeu recentemente atenção como um potente agente anti-fadiga. Nos países orientais, principalmente no Japão, Coréia e China, o alho negro é conhecido como um remédio natural para recuperação da fadiga. O alimento  tem a capacidade de remover o excesso de amônia no corpo, que é dito ser a causa do sintoma, e também é muito eficaz para melhorar o desempenho nas atividades físicas e o efeito de tirar o cansaço de forma integral.

Os componentes do alho absorvidos pelo corpo entram em nossas células, agem no retículo endoplasmático para torná-lo mais ativo e estimula a sintetizar o maior número de proteínas possíveis. Quando a vitamina B1, que é imprescindível para a recuperação de fadiga, se junta com a alicina, um componente do alho, esta se transforma em um elemento chamado Alitiamina, também conhecido como B1 do tipo “ativo e contínuo”, que dá mais vigor ao corpo.

Um artigo publicado na Reserch Gate, baseado em testes realizados em roedores, sugere que o alho negro melhora as várias deficiências associadas à fadiga física humana. Os japoneses acreditam que as propriedades do bulbo podem ajudar a reduzir a fadiga do exercício e até mesmo melhorar a força física. Incrível né?

Além de combater a fadiga, ele é um grande aliado da sua imunidade

A fermentação do alho comum não só ajuda a reduzir o sabor forte do alho, dobra os nutrientes, mas também torna o alho negro mais benéfico do que o alho comum. Ele é carregado de antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres e previne o dano oxidativo das células, que é uma das causas de vários problemas de saúde.

De acordo com uma revisão farmacológica de 2019, o alho negro pode ajudar a melhorar a saúde imunológica devido à sua maior concentração de S-alil-cisteína (SAC), um aminoácido modificado encontrado em extratos de alho envelhecido e conhecido por ter forte atividade antioxidante.

Nosso sistema imunológico desempenha um papel crucial em nossa saúde geral e é uma das nossas primeiras linhas de defesa contra doenças e infecções. E agora, mais do que nunca, a coisa mais importante que podemos fazer é fortalecer nosso sistema imunológico.

Para isso, o alho negro pode ser um ótimo aliado. Ele é um alimento incrível, natural e nutritivo que ajuda a manter o bom funcionamento do organismo, e contribuir  também, no mundo gastronômico, graças ao seu sabor suave e adocicado, sem o cheiro pungente, sabor ardido e picante do alho comum.

Caso esteja com dúvidas em relação a como consumir esta iguaria, não se preocupe! Temos uma variedade de produtos feitos à partir do alho negro para facilitar na sua cozinha. O nosso mix varia desde dentes de alho negro descascado a molhos, pestos e pimenta de alho negro.

Clique aqui para conferir algumas sugestões de receitas com esta iguaria.

Se você deseja ter os produtos de alho negro no seu restaurante, mercado ou empório, acesse nossa área exclusiva para Food Service, e veja nossa tabela de preço especial para o seu negócio. SURPREENDA SEUS CLIENTES COM O ALHO NEGRO!

× Entre em contato conosco!