Enquanto somos confrontados com o avanço da Ômicron, uma variante do SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19, a coisa mais importante que podemos fazer é manter fortalecido o nosso sistema imunológico. Ele é uma de nossas primeiras linhas de defesa contra doenças e infecções. E o alho negro pode contribuir para isso?

A resposta é um grande SIM. Os antioxidantes encontrados no alho negro aumentam a imunidade ao combater os radicais livres e previnem o estresse oxidativo que leva danos às células. Um sistema imunológico saudável significa que seu corpo é capaz de combater bactérias e vírus com mais eficácia.  

E sabe o que é melhor? O alho negro possui mais do que o dobro de antioxidantes, se comparado ao alho comum. Isso devido ao processo de fermentação, sem adição de aditivos, que o alho sofre ao ser convertido em alho negro. No processo, os compostos antioxidantes, como os polifenóis e flavonóides, são potencializados, e a alicina, antes presente no alho comum, é convertida em S-Alil-Cisteína (SAC), um potente e estável antioxidante.

Estudos revelam um aumento do polifenol e flavonóide do alho negro em 9 e 1,5 vezes, respectivamente, em comparação com o alho comum. A concentração de S-alil-cisteína também aumenta no alho negro de 4 a 6 vezes, dependendo do tratamento térmico.

Observe que a fermentação não apenas altera os componentes nutricionais e os atributos sensoriais, mas também aumenta a bioatividade do alho negro. O que fica em evidência os efeitos terapêuticos do alho negro, incluindo efeitos anticâncer, anti-obesidade, imunomoduladores, hipolipemiantes, antioxidantes, hepatoprotetores e neuroprotetores.

Devido à abundância de compostos bioativos encontrados no alho negro, logo se tornou um dos produtos mais proeminentes no mercado de alimento funcional, o que tem atraído não só a atenção de consumidores, mas também de pesquisadores e fabricantes que trabalham incessantemente na melhoria de seu processo de produção, a fim de obter todo o potencial deste super alimento.

 

Além de ser um bom aliado a nossa saúde, o alho negro tem um sabor único

 

Alho Negro do Sítio

Delicioso, o alho negro é muito versátil!

 

O sabor picante do alho comum pode não agradar, mas a sua versão envelhecida pode te surpreender. O alho negro adquire, durante o processo de conversão, uma cor escura, sabor mais adocicado, além de uma textura mais macia, similar a de uma tâmara ou ameixa seca, com um leve sabor de alho no fundo. Ao contrário do alho fresco, não possui ardor e não te deixa com hálito forte.

“É uma daquelas coisas, quando você está comendo, você não consegue identificar, mas você sabe que está lá”, diz Nick Wirth, chef executivo da Bacchus. “Há mais profundidade do que apenas alho cru ou cozido.”

“Tem quase um sabor de umami, como muitos produtos fermentados …”, disse Wirth. “Isso é o que há de único nele. Você não pode obter esse sabor de qualquer outro ingrediente. Não há realmente nenhuma substituição se esse for o sabor que você está procurando.”

O chef Chase Anderson do Dream Dance Steak diz o seguinte:

“O alho negro é uma espécie de expressão de sutileza. Tudo está lá – doce, azedo, salgado, umami – mas de uma forma muito sutil. É como chocolate e baunilha. Ambos são sabores bem conhecidos, mas são incrivelmente complexos se você prová-los com criticidade. O alho cru é como tocar uma nota, alho negro é como uma banda ou orquestra, com muitas notas únicas sendo tocadas ao mesmo tempo. “

O alho negro merece ou não a sua atenção? Agora é hora de experimentar e incluí-lo no seu dia a dia. O consumo diário recomendado do alho negro é de no mínimo dois dentes de alho. Com isso, você poderá usufruir de todas as propriedades medicinais que esta iguaria possui, além de estar ingerindo algo extremamente saudável e delicioso.

Experimente misturá-lo com a sua salada, pizza, hambúrguer, sopa, risoto, massa, omelete. Sempre há um espaço para incluir esta iguaria em pratos tradicionais e populares. Atualmente, ele é muito apreciado na alta gastronomia, onde chefs reinventam pratos clássicos através do alho negro.

 

Como adquirir o alho negro

 

Nossa linhas de produtos artesanais a base de alho negro!

 

Nós da Alho Negro do Sítio, produzimos o alho negro desde 2006, na região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e valorizamos o conceito “LOCAL FOOD” e “FARM TO TABLE”, ou seja, comprando pelo nosso site, você receberá o alho negro direto do produtor. 

Dispomos o alho negro em bulbo ou com os dentes descascados para utilizar em diversas receitas. Não deixe de conhecer também a nossa linha artesanal para gastronomia: Molho de alho negro artesanal, pasta de alho negro, Azeite de alho negro, entre muitos outros.

Se você trabalha no setor de food service e está a procura de uma forma de inovar e encantar seus clientes, clique aqui e saiba como!

 

 

× Entre em contato conosco!