O alho tem uma longa história de benefícios para a saúde, tanto na medicina popular quanto na tradicional, e apesar do seu cheiro característico ainda ser um incômodo para alguns, sua popularidade é mundial e apresenta dezenas de benefícios para o nosso corpo.

O processo de preparação do alho comum para alho negro, uma reação chamada Processo Maillard, que escurece os açúcares naturais do produto junto com o amolecimento dos bulbos,  provoca múltiplas reações que potencializam os benefícios já presentes do alho. E inclusive boa parte do cheiro pungente do alho comum é eliminado no desenvolvimento. 

 

 

Isso porque a fermentação reduz o teor de alicina, mas também cria um composto específico, um antioxidante chamado S-alil cisteína (SAC) em concentrações muito altas, e isso também torna a alicina restante mais biodisponível. 

Durante o processo de fermentação ou envelhecimento, a maior parte da alicina é convertida em compostos antioxidantes, incluindo alcalóides e flavonóides. Esses compostos atuam neutralizando os radicais livres prejudiciais para ajudar a prevenir o estresse oxidativo e danos às células. Portanto, o alho negro é ainda mais rico em antioxidante do que a variedade fresca.

“Ao envelhecer o alho, eliminamos boa parte do odor e, ao mesmo tempo, dobramos a capacidade antioxidante para ajudar a nutrir várias partes diferentes do corpo. É uma situação em que todos ganham.”  disse Gale Bensussen , diretor executivo da Doctor ‘s Best.

 

S-alil-L-cisteína (SAC), um composto encontrado apenas no alho 

 

Alho negro favorece sua saúde

 

S-alil-L-cisteína (SAC) é um composto orgânico incolor, inodoro, solúvel em água, estável e bioativo, que é encontrado apenas no alho negro e no alho branco. Estudos mostram que o alho negro contém de 6 a 10 vezes a mais de SAC do que o alho comum.

Um mínimo de 1 mg de SAC demonstrou ter benefícios de melhorar a circulação sanguínea, diminuir o colesterol, reduzir a pressão arterial elevada e ajudar com insônia. 

A SAC contém 200 vezes propriedade anti-ácida do que a vitamina E e de outros alimentos diários como soja, chá verde, brócolis e tomate, por exemplo, ou seja, muito mais sódio pode ser decomposto nos vasos sanguíneos, o que melhora a circulação sanguínea e normaliza a pressão arterial

E , mais, a SAC inibe a excitação das células nervosas, alivia e elimina o estresse mental e promove o sono, contém um alto teor de germânio, que é um elemento importante para a reparação das células do corpo e a recuperação do corpo cansado. É capaz de promover o metabolismo corporal e prevenir as enzimas na síntese de ácidos graxos e colesterol.

Mas o destaque mesmo vai para o seu efeito antioxidante, contém 10 vezes a mais se comparado ao alho comum, que é capaz de proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres e pode favorecer o aumento da imunidade e a prevenção de doenças como artrite reumatoide, alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares e relacionadas ao envelhecimento, como o Alzheimer, entre outras, tudo sem adquirir o famoso “hálito de alho”.

 

O poder antioxidante do alho negro!

 

O que achou desses benefícios que o alho negro pode proporcionar para o seu corpo? Incríveis né?!

Além dos benefícios à saúde, seu sabor adocicado e frutado, remetendo ao melaço e ao tamarindo, com um toque de defumado e a presença de umami (o quinto sabor), sem aquela característica pungência e ardência do alho comum, o torna perfeito para harmonizar com os mais diversos pratos clássicos como pizzas, massas, grelhados, hambúrgueres, molhos, saladas e muito mais.

Produzimos uma grande variedade de produtos com este superalimento, como geleias, molhos, azeites, na sua forma natural e outros. Confira nosso mix na  loja online! Conheça também nossas condições especiais para food service. Entre em contato conosco pelo Whatsapp (11) 98772-6376.

 

× Entre em contato conosco!