Nhoque por si só já é bom demais, recheado então, ninguém resiste!
E para deixar esta receita ainda mais incrível, nós utilizamos um ingrediente muito especial: o alho negro.
Rico em umami, intenso mas agradável ao paladar e surpreendentemente adocicado, o alho negro é um ingrediente muito versátil, que cada vez mais vem conquistando espaço no mundo da gastronomia.
Ele é geralmente utilizado em pães, molhos para hambúrgueres, para finalizar pizzas e grelhados, em risotos e em preparações mais elaboradas. Uma das combinações mais infalíveis é na companhia do clássico trio: queijo, tomate e manjericão. Segue abaixo uma receita de nhoque recheado com queijo e alho negro. Não deixe de experimentar também em bruschettas, pizzas e outras massas!
Receita de Nhoque Recheado com Queijo e Alho Negro
Ingredientes
- 1 kg de batata rosa (Asterix) cozida
- 2 gemas
- 1 ovo
- 100g de parmesão
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 25g (ou 1 cabeça) de alho negro Alho Negro do Sítio
- 250g de queijo mozzarella
Modo de preparo
Em uma panela de pressão, coloque as batatas inteiras e com casca (cozinhar as batatas com a casca, evita-se que elas fiquem aguadas). Após começar a apitar, cozinhar por mais dez minutos. Desligue o fogo e espere sair a pressão da panela, escorra as batatas e espere amornar. Retire as cascas com as mãos.
Com a ajuda de um espremedor, esprema as batatas até que elas fiquem como um purê.
Em uma tigela, misture as batatas cozidas e espremidas com o sal, o parmesão, as gemas, o ovo e a farinha de trigo. Primeiro faça a mistura com uma colher e termine com as mãos até formar uma massa. Atenção: a quantidade de farinha é aproximada e vai depender da batata usada e a umidade na massa. O ponto final é uma mistura homogênea mas que ainda gruda nas mãos. Para não grudar polvilhe farinha nas mãos e na bancada.
Leve uma pequena porção de massa as mãos, (1 colher de sopa) coloque um pedaço de mussarela, 1 dente de alho negro e molde bolinhas. Enfarinhe as bolinhas de nhoques moldadas para que eles não grudem uns nos outros.
Leve para cozinhar em água fervente com sal, em pouca quantidade por vez. Quando boiarem, estão cozidos. Escorra e sirva com molho de sua preferência, nossa sugestão é ao molho ao sugo com toque de pesto de alho negro.
Um ingrediente diferente: Alho Negro
Ao contrário do que muitos pensam à primeira vista, o alho negro não se trata de uma espécie exótica de alho. Ele é produzido a partir de um processo de fermentação, onde o alho é submetido a condições de temperatura (de 65°C a 80º C) e umidade controladas.
Seu sabor é adocicado e frutado, remetendo ao melaço e ao tamarindo, com um toque de defumado e a presença de umami (o quinto sabor), sem aquela característica pungência e ardência do alho comum. Tudo muito sutil e delicado.
Além do alho negro, nós também produz uma grande variedade de produtos com este interessante alimento, como geleias, molhos, azeites, etc. Aproveite: utilize o cupom BEMVINDOS e ganhe 10% de desconto na sua primeira compra. Confira nossa loja online!
Redes sociais
Não deixe de seguir nossas redes sociais! Estamos sempre compartilhando novas receitas, dicas de uso, informações, histórias, promoções, sorteios e muito mais!
Ah! E estamos sempre repostando as criações de nossos seguidores!