Antes, considerado um ingrediente secreto disponível apenas nas prateleiras de mercados especializados e nos menus de restaurantes sofisticados, o alho negro tornou-se recentemente o favorito de chefs e pessoas que procuram incrementar e elevar o sabor e o conteúdo nutricional de seus pratos.

Este ingrediente único é feito à partir do alho comum, compartilha muitos dos mesmos benefícios para a saúde que o alho cru, desde a preservação da função cognitiva até a proteção da saúde do coração e muito mais.

No entanto, existem muitas diferenças entre os dois, com o alho negro ostentando uma maior concentração de antioxidantes e uma textura, sabor e aroma distintos. De modo geral, o alho comum consumido cru é crocante, com um sabor característico muito marcante, e tem um grau de ardência e picância. 

O alho negro “cru” é mastigável, tem sabor suave, tons doces e frutados, levemente picante, e a presença de umami, o quinto sabor mundialmente apreciado, juntamente com traços marcantes de vinagre balsâmico.

Outra diferença que vale ressaltar são as diferenças nutricionais: o processo de preparação do alho comum para alho negro, uma reação chamada Processo Maillard, que escurece os açúcares naturais do produto junto com o amolecimento dos bulbos, provoca múltiplas reações que potencializam os benefícios já presentes do alho.

 Você pode consumi-lo sem restrições, pois ele não possui nenhum aditivo químico ou conservantes em sua composição, podendo ser consumido por crianças, adultos e idosos.

O consumo regular de alho negro é perfeitamente seguro, no entanto, assim como qualquer alimento, o consumo em excesso pode ser prejudicial ao seu organismo.  Assim como o alho comum, pode irritar o trato gastrointestinal e causar sintomas como azia, gases e náusea, especialmente quando consumido em grandes quantidades.

Por outro lado, os benefícios que esta iguaria nos proporciona são de surpreender e tem sido usado medicinalmente há séculos. Tanto que, de acordo com a mitologia chinesa, acreditava-se que concedia a imortalidade. Também tem sido usado por suas propriedades promotoras de saúde em outros países asiáticos, como Coréia e Tailândia, onde é adicionado a uma variedade de produtos.

Carregado com Antioxidantes

Os antioxidantes que surgem do processo de envelhecimento do alho, convertendo a alicina em compostos como alcaloides e bioflavonoides, têm a capacidade de regular a sinalização celular e reduzir a inflamação. Em outras palavras, eles atuam neutralizando os radicais livres prejudiciais, e previne o estresse oxidativo e danos às nossas células. 

Isso, por sua vez, pode favorecer o aumento da imunidade e a prevenção de doenças como artrite reumatoide, alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares e relacionadas ao envelhecimento, como o Alzheimer, entre outras, tudo sem adquirir o famoso “hálito de alho”.

Bom para o coração e sangue 

Assim como na sua forma natural, o alho negro é conhecido pela sua capacidade de proteger e melhorar a saúde do coração. Um material publicado pela Nutrition Research and Practice, conduzido na Universidade Dankook, na Coréia, mostrou que o alho negro é capaz de reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos elevados para reduzir o risco de doenças cardíacas. Na mesma universidade, apontou que adicionar alho negro a uma dieta saudável e balanceada é uma maneira simples de ajudar a manter os níveis normais de açúcar no sangue.

Um grande aliado da sua imunidade

De acordo com uma revisão farmacológica de 2019, o alho negro pode ajudar a melhorar a saúde imunológica devido à sua maior concentração de S-alil-cisteína (SAC), um aminoácido modificado encontrado em extratos de alho envelhecido e conhecido por ter forte atividade antioxidante.

Bom para pele

O alho tem sido usado em tratamentos tópicos naturais para problemas de pele há anos. Os benefícios do alho negro para a pele incluem alívio dos sintomas de eczema, defesa contra infecções de pele, suporte para cicatrização de feridas, impulso na regeneração de tecidos, e outros.

Efeito emagrecedor

Uma pesquisa de 2017 nos mostra que o alho negro tem propriedades anti-obesidade .Este artigo também destacou evidências que apoiam os efeitos benéficos do alho negro na função e saúde do cérebro, no sistema nervoso e em doenças inflamatórias .

Melhora a circulação

O alho contém vários compostos de enxofre que podem ser benéficos para a manutenção de níveis saudáveis ​​de pressão arterial e também podem ajudar na coagulação normal.

Anti-envelhecimento

De acordo com o artigo publicado pela revista PLOS ONE, o alho negro tem o efeito de inibir, através de suas propriedades antioxidantes,  os danos envolvidos no envelhecimento e o desenvolvimento de várias doenças.

Não bastasse isso, hoje, tornou-se um ingrediente muito procurado, valorizado por seu sabor delicioso e extensos benefícios à saúde. Antes um achado raro, mesmo em lojas especializadas, mais e mais varejistas estão começando a oferecer alho negro, e mais consumidores estão se aventurando a tentar fazê-lo receitas com esta iguaria por conta própria.

Quer saber como adquirir o alho negro?
Acesse https://alhonegrodositio.com.br/produtos/

Quer levar este super alimento para o seu restaurante?
Acesse https://alhonegrodositio.com.br/food-service/

× Entre em contato conosco!