O planeta Terra é um lugar incrível, mas precisa da ajuda de cada um de nós para prosperar! É por isso que a cada ano, em 22 de abril, o mundo comemora o Dia da Terra para proteger o planeta de coisas como poluição e desmatamento. Atividades simples do dia-a-dia como recolher lixo, economizar água e energia, e plantar árvores, tornam nosso mundo um lugar mais feliz e saudável para se viver. Veja mais exemplos a seguir:

Economize energia: não deixe as luzes acesas em locais em que não há pessoas no momento – evite deixar eletroeletrônicos sem uso ligados em tomadas e invista em lâmpadas de LED.

Economize água: Pode parecer que está em toda parte, mas água limpa e potável é um recurso limitado. Na verdade, menos de um por cento da água na Terra pode ser usada por seres humanos. Diminua o tempo de banho, capte água da chuva, mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes.

Separe seu lixo em reciclável e orgânico, e sempre descarte o lixo em local adequado.

Evite comprar coisas que não são necessárias e reduza o consumo de plástico.

Utilize menos o carro – Ao deixar o carro em casa, você contribui para a diminuição da poluição atmosférica.

Propague estas idéias para outras pessoas.

Seja o protagonista para salvar o planeta

  • Durante sua vida útil, uma sacola reutilizável pode evitar o uso de 600 sacolas plásticas.
  • A reciclagem de uma lata de refrigerante economiza energia suficiente para alimentar uma TV por três horas.
  • Desligar um computador quando ele não está em uso, reduz o consumo de energia em 85%.
  • Para cada quilômetro percorrido sem o uso do carro, quase meio quilo de poluição é mantido fora do ar.

Por que devemos cuidar da Terra?

Líderes da Organização das Nações Unidas – ONU, afirmam que a Humanidade continua a abusar da natureza e “sugando” descuidadamente os recursos da Terra, esgotando a sua vida selvagem. Para se ter uma ideia, o mundo possui atualmente a maior taxa de extinção de animais desde os dinossauros, há mais de 60 milhões de anos.

Atividades como o desmatamento ilegal, a realização de tráfico de animais e plantas, a caça furtiva, a utilização de pesticidas e agrotóxicos não homologados e poluição do ar, solo e água, são alguns dos grandes responsáveis pela extinção de diversas espécies, perda de habitat natural, desregulação da fauna e flora e aumento da temperatura global.

Práticas sustentáveis de produção do alho negro

Diante dos problemas que o planeta Terra vem passando por conta de nossos descuidos, veja abaixo ações e práticas que adotamos para produção de alho negro, com o propósito de diminuir os impactos ambientais na comunidade, reduzir custos e atender a demanda de consumidores cada vez mais conscientes, que optam por produtos que garantem uma política sustentável:

  • ROTAÇÃO DE CULTURA

A rotação de culturas é a prática de plantar culturas diferentes sequencialmente no mesmo lote de terra para melhorar a saúde do solo , otimizar os nutrientes do solo e combater a pressão de pragas e ervas daninhas.

A rotação de culturas ajuda a devolver nutrientes ao solo sem insumos sintéticos.A prática também funciona para interromper os ciclos de pragas e doenças, melhorar a saúde do solo, aumentando a biomassa de estruturas de raízes de diferentes culturas e aumentar a biodiversidade na fazenda. 

  • ADUBAÇÃO VERDE

Adubação verde é uma prática de cultivo milenar que visa o fornecimento de nutrientes ao solo, ou seja, consiste em ações para melhorar solos pobres em fertilidade e com pouca matéria orgânica. 

A região de Guatapará situa-se em uma região com solo arenoso, e como o alho necessita de muita matéria orgânica, é feito o plantio de capim tifton, que possui grande quantidade de massa verde, promovendo a cobertura morta, melhoria da estrutura do solo, aumento da matéria orgânica, a reciclagem dos nutrientes do solo com a sua fixação na matéria orgânica, além de promover o aumento  de micro-organismos benéficos para o solo.

  • COMPOSTAGEM (BOKASHI)

Bokashi, ou matéria orgânica fermentada em japonês, é um tipo de compostagem, rico em nutrientes, que tem como principal método a fermentação, utilizado geralmente por produtores orgânicos. Consiste principalmente de farelos de cereais , melaço de cana, e no nosso caso, inoculação de EM-4 (microrganismos eficientes), que são capazes de fermentar rapidamente resíduos de alimentos.

A Bokashi, além de ser considerada um dos métodos de compostagem mais rápidos, é realizada com a ausência de oxigênio, ou seja, ela emite menos CO₂ e não gera CH4, gases responsáveis pelo aquecimento global.

  • USO DE FONTES DE ENERGIA SUSTENTÁVEL

Vimos na instalação de painéis fotovoltaicos como uma alternativa de fonte limpa e renovável, de evitar a emissão de carbono na atmosfera, e de produzir a própria eletricidade a partir de fontes limpas e renováveis.

A instalação de 104 módulos de 445 Wp, cada um com uma potência de 46,28 kWp, ocupando uma área de 242 m², captam a energia do sol e a converterá em 5.467,61 kWp de energia limpa ao mês, na qual atenderá toda a demanda da nossa produção de alho.

× Entre em contato conosco!