O alho foi pauta no programa Mais Você, e destacou seu papel na alta gastronomia.
“Você é daquelas que amam, ou odeiam o alho na comida?”
Foi com esta pergunta que Ana Maria Braga iniciou o quadro sobre um dos alimentos mais consumidos no mundo, no seu programa Mais Você, da TV Globo, exibido no dia 26/11/2021.
O programa que aborda, com descontração, assuntos do dia-a-dia, culinária, artesanato, saúde e comportamento na TV aberta, debateu e compartilhou dados interessantíssimos sobre o alho com sua audiência. Por exemplo, você sabia que consumimos mais do que produzimos, sendo necessário importar metade da demanda brasileira?
Segundo a EMBRAPA, em 2020 o consumo subiu 20%, isto significa que um brasileiro come 1,5 kg de alho ao ano, o que o torna um dos temperos mais usados no Brasil.
Para entender esse consumo todo, o programa foi buscar respostas do público. Durante as entrevistas, podemos perceber o quanto o alho é querido e versátil na cozinha brasileira, consumido diariamente por crianças, adolescentes, adultos e idosos, e cada família tem o seu estilo próprio de preparar e apreciar este alimento mundial.
E mais, a apresentadora ressaltou como o alho rompeu barreiras e saiu da sua zona de conforto, se espalhando, além das nossas casas, para a alta gastronomia. Para reforçar esta fala, a equipe Mais Você, foi conversar com profissionais da área.
O Chef Cristian Bauer criou por acaso um Fondue com alho – “Entre o vai e vem de fondue, resolvi pulverizar alhos picados e fritos reservados de lado, em cima do caldo, e logo foi uma explosão de sabores”. E garante, “foi um dos melhores fondues que já fiz!”
Thiago Vieiras, Bar tender, já trabalhou fazendo drinks em renomados bares do Brasil, e até fora do País, foi desafiado pelos amigos a criar uma caipirinha diferente. “Disse para mim mesmo que nada é impossível, então resolvi pegar um alho e misturar na caipirinha de limão cravo, cebola e mel, o resultado foi uma bebida agridoce, com sabor excepcional.”
Agora pasmem com o próximo convidado do programa, o chef confeiteiro Andrea Panzachi, italiano radicado no Brasil há mais de 20 anos, inventou o sorvete de alho negro a pedido da chef Ludmilla Soeiro – “O alho negro tem uma textura parecida com uma ameixa, e o sorvete de alho negro harmoniza muito bem com um bife de chorizo e batata” conta.
E claro, a Ana não deixaria de provar o delicioso sorvete de alho negro ao vivo e deixar todos os espectadores com água na boca! Ela provou dois sorvetes preparados pela chef Elisabeth Tayti, um de alho comum e outro de alho negro, feito com o nosso alho negro! Veja a matéria completa no https://globoplay.globo.com/v/10075875/
Você também pode provar o delicioso sorvete de alho negro na Tayti Gelateria & Café – Alameda dos Jurupis, 1133 – Moema, São Paulo – SP, 04088-003.
Da mesma forma que iniciamos este texto com uma pergunta, finalizaremos com outra: Você sabia que o alho negro é o alho comum envelhecido por semanas, e, durante o processo, adquire novas composições e sabores? Além disso, compartilha das mesmas propriedades medicinais do alho comum, as quais são potencializadas durante a sua criação.
Graças ao processo de envelhecimento, o alho negro ganha uma textura tenra, que lembra uma ameixa ou tâmara, tem sabor adocicado e a presença de umami. O cheiro pungente e característico do alho comum é suficientemente reduzido na sua versão fermentada, tornando-o propício para uma variedade de utilizações na gastronomia tradicional e moderna.
Experimente esta iguaria que vem conquistando o paladar brasileiro e encante a si, seus amigos e familiares. Tem um restaurante e gostaria de se diferenciar? O alho negro pode ser a sua solução.
Nós da Alho Negro do Sítio, somos produtores especialistas do alho roxo há mais de 40 anos, e há 15 do alho negro, e podemos te ajudar nesta jornada de descobertas de novos sabores e receitas.
Visite www.alhonegrodositio.com.br para conhecer nossa história e produtos.